O Sebrae/SC está com inscrições abertas até 29 de setembro para seleção de bolsistas que vão atuar como Agentes Locais de Inovação (ALI). Os selecionados, com bolsas de R$ 5 mil, terão a missão de auxiliar as micro e pequenas empresas a aumentar a produtividade de seus negócios.
No Sul, as regiões de Criciúma, Tubarão, Araranguá e Urussanga têm vagas disponíveis ou para cadastro reserva nas áreas de Produtividade, Transformação Digital, Rural, Ecossistemas e Indicação Geográfica (IG). Quatro vagas estão disponíveis para início imediato (Janeiro/2024), sendo que três são para Ecossistema (em Araranguá, Criciúma e Tubarão) e uma para IG (em Urussanga).
Outras 16 vagas são destinadas a cadastro reserva, sendo seis para Produtividade, quatro para Transformação Digital e seis para Rural, metade destas na região da Amrec e Amesc e o restante para a Amurel. Podendo ser chamadas a partir de Janeiro/2024.
Informações sobre as modalidades
O analista de Negócios do Sebrae/SC, Marcos Tondin, explicou quais as principais atribuições de cada modalidade. Confira abaixo:
Produtividade: o objetivo é aumentar a produtividade das Microempresas e empresas de pequeno porte usando ferramentas e metodologias inovadoras, por meio de atividades de extensão tecnológica.
Transformação Digital: também visa o aumento da produtividade de pequenas empresas, neste caso, com a implementação de soluções digitais, preferencialmente para empresas que já participaram de outros ciclos ALI Produtividade, por meio de atividades de extensão tecnológica.
Rural: aumento do grau de modernização e inovação das empresas rurais, mas com foco no faturamento. A meta é crescer 2% em oito meses utilizando ferramentas e metodologias inovadoras.
Ecossistemas: ativar a inovação no território, como forma de articular, integrar e dinamizar a inovação, e promover o desenvolvimento local e dos pequenos negócios.
Indicação Geográfica (IG): aumento da maturidade da IG, estruturação de um modelo inovador de indicadores e aumento do faturamento da instituição, usando ferramentas e metodologias, por meio de atividades de inovação territorial.
Como se inscrever
As inscrições para a seleção serão recebidas até as 23h59 do dia 29 de setembro, e feitas exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível no site https://www.concepcaoconsultoria.com.br/pagina/245/SEBRAESC-ALI-2023.aspx. Todas as informações estão detalhadas no edital, por isso, a leitura minuciosa é de grande importância.
Sustentabilidade social e econômica é uma prática cada vez mais necessária no mundo empresarial. Com o intuito de trazer esse tema ao público de Criciúma e região, a Abadeus Centro de Inovação Social promove o III Fórum Internacional de Inovação Social. Este ano, a instituição conta com uma parceria internacional para enriquecer o evento: o Governo de Portugal, por meio da Portugal Inovação Social.
O programa é uma iniciativa do governo português, que busca promover e apoiar projetos inovadores que tenham impacto positivo na resolução de problemas sociais e no desenvolvimento sustentável. Com foco em desafios como combate à pobreza, inclusão social e acesso à habitação, o programa oferece financiamento e apoio técnico a projetos que apresentem soluções criativas e eficazes.
Com a proposta de estimular a colaboração entre setor público, setor privado e organizações da sociedade civil, fomentando a inovação e o empreendedorismo social, o encontro acontece nos dias 23 e 24 de abril, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), e as inscrições podem ser realizadas no site https://topedindoingressos.com.br/e/iii-forum-internacional-de-inovacao-social-abadeus.