Terceira edição do Fórum Internacional de Inovação da Abadeus amplia impacto social
Evento teve aumento de quase 20% de público com relação ao ano anterior
A Abadeus finalizou mais uma edição do Fórum Internacional de Inovação Social pelo terceiro ano consecutivo. Em relação ao último, o aumento de público foi de 18%, totalizando mais de 800 participantes. Durante os dois dias - 23 e 24 de abril -, o público teve acesso gratuito a palestras nacionais e internacionais que trouxeram temas relacionados a práticas inovadoras de sustentabilidade social e econômica.
“Estamos extremamente contentes com os resultados alcançados nesta edição do Fórum. O aumento significativo no número de participantes e a avaliação positiva do público demonstram o sucesso do evento em atrair e envolver uma comunidade cada vez maior interessada em promover mudanças positivas através da inovação social”, destacou o gestor de Inovação da Abadeus, Maicon Canever.
A presença total do público foi de 509 pessoas de forma presencial e 302 online. Entre o principal público presente, estavam a comunidade acadêmica, lideranças do ecossistema de inovação, profissionais ligados à educação, comunidade em geral, profissionais de RH, profissionais da vara da família e justiça do trabalho, imprensa e lideranças empresariais, políticas e comunitárias.
Para a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, os insights e boas práticas compartilhados pelos palestrantes, tanto nacionais quanto internacionais, foram fundamentais para ampliar a compreensão sobre temas como ciência, tecnologia, inclusão socio produtiva e investimento social.
"O Fórum proporcionou um espaço vital para explorar novas abordagens na busca por sustentabilidade social e econômica. Esperamos que as reflexões e interações inspirem e contribuam para ações concretas, fortalecendo nosso compromisso com um futuro mais justo e sustentável”, ressaltou a diretora.
Impacto na promoção de inovação social
Olhando para o futuro, a Abadeus se enche de expectativas para o próximo Fórum. “Pretendemos construir sobre as conquistas deste ano, buscando ainda mais diversidade de ideias, novas parcerias e um impacto ainda maior na promoção da inovação social. Estamos comprometidos em continuar proporcionando um espaço de aprendizado, reflexão e colaboração que contribua para um mundo mais justo e sustentável”, disse Shirlei.
Atraindo uma diversidade de públicos, o Fórum Internacional de Inovação Social proporciona oportunidades de aprendizado sobre o potencial da inovação na realidade social e econômica do Brasil e do mundo. “Nosso reconhecimento e gratidão aos nossos parceiros patrocinadores que tem investido e acreditado conosco desde a primeira edição”, concluiu a diretora-executiva.
O evento contou com o patrocínio da Prefeitura de Criciúma, Shopping Nações, BRDE, Contato Internet, Canguru Embalagens, Imbralit, Rio Deserto, Sicredi e Unesc. Os apoiadores institucionais são a ABRH SC, Portugal Inovação Social, Bossa Experiências Criativas, NZBT Comunicação, Carvão +, MPT e TRT 12. A estrutura da Acic foi fundamental, assim como a cocriação do Sebrae e a imprensa da região, que contribuiu diretamente para a adesão e sucesso do evento.
O Fórum foi uma Conferência Livre, fazendo parte da etapa preparatória para a quinta Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. As ações do evento resultaram em propostas enviadas à entidade para servirem de base para construção de políticas públicas sociais inovadoras.
---
Texto: Giovana Bordignon | Partner NZBT
Fotos: Divulgação | Acic e Abadeus Centro de Inovação Social