Capacitação gratuita é ministrada em Criciúma e em Urussanga
As aulas do Curso de Costura da Abadeus Centro de Inovação Social iniciaram esta semana. O curso gratuito, que tem como objetivo capacitar pessoas para atuarem no ramo de vestuário, é lecionado em Criciúma e em Urussanga. A instituição aceita inscrições pessoalmente e pela internet.
“A iniciativa capacita para um emprego ou empreendimento, na expectativa de gerar prosperidade e renda para as famílias. A região tem grande demanda por profissionais desse ramo, mas nem sempre a mão de obra disponível é qualificada. Além disso, com mais pessoas ocupadas, mais a economia local é movimentada, diminuindo a vulnerabilidade social nas comunidades”, ressalta a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.
No decorrer das aulas, o aluno aprende, na prática, a operar máquinas de corte e costura. O estudante conta com acompanhamento e supervisão técnica e é instruído seguindo tabelas de medidas, trabalhando de acordo com tendências de mercado, regras e procedimentos de segurança e higiene.
Em Criciúma, as aulas de Costura Industrial Básica contam com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e acontecem na Abadeus duas vezes por semana: às segundas e terças-feiras, das 18h30 às 21h30. O curso tem 60 horas de duração divididas em 20 encontros.
“O Senai cede o professor e a didática. Já a Abadeus disponibiliza o laboratório, o material e o maquinário. São quase 50 máquinas de costura industrial, com modelos variados usados para diversas aplicações”, explica a coordenadora pedagógica da instituição, Isabel Guimarães.
Em Urussanga, as aulas de Corte e Costura são lecionadas nas tardes de terças e quartas-feiras, das 13h às 17h. No município, a instituição conta com a parceria da Prefeitura, que cede o laboratório do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), enquanto a Abadeus trabalha a metodologia e disponibiliza a professora. São duas turmas de 17 estudantes com 80 horas-aula divididas ao longo de aproximadamente quatro meses e meio.
Ao final do curso é realizada uma formatura, com a apresentação e desfile de peças produzidas em sala de aula. Na ocasião, os alunos recebem os certificados de conclusão. As vagas estão abertas a homens e mulheres, desde jovens até idosos.
Mesmo com o curso em andamento, a Abadeus está aceitando novas inscrições e mantendo uma lista de interessados para abrir novas turmas. Para ser incluído na lista, é possível ir até a sede da Abadeus, no bairro Cristo Redentor, apresentando o documento de identidade, comprovante de residência e carteira de trabalho. O interessado pode ainda preencher o formulário em forms.gle/TeSQ5SFCAhCFauSEA, para que a instituição entre em contato.