A ação é uma parceria com o Sebrae/SC e a TXM Methods
Os empreendedores selecionados na pré-incubação do Cocreation Lab Abadeus já recebem apoio especializado para transformar suas ideias inovadoras em negócios. A ação é uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC) e a TXM Methods, empresa que atua no desenvolvimento de métodos e processos para auxiliar empreendedores e organizações a inovarem. O programa, que presta assistência 100% gratuita aos participantes, selecionou 12 projetos de diversos segmentos.
O objetivo do Cocreation Lab Abadeus é auxiliar no desenvolvimento de empreendedores da comunidade do Cristo Redentor e entorno, adaptando a metodologia TXM Business, dando maior autonomia e protagonismo aos moradores da região. Os novos empreendedores ganham suporte para tirarem suas ideias do papel, com estrutura e equipamentos adequados oferecidos no Centro de Inovação Social da Abadeus (CISA).
“O programa é um acelerador de negócios que traz impactos sociais positivos. Durante cinco meses, os selecionados recebem orientação e mentoria, em diversas áreas, para alavancar seus projetos, produtos ou serviços, com a consultoria dos times do Sebrae/SC e da TXM Methods”, explica a gerente de projetos do Sebrae/SC, Juliana Baldessar Ghizzo.
Todos os participantes escolhidos para o Cocreation Lab Abadeus passaram por entrevistas individuais. Para a seleção, foram levados em consideração critérios como a clareza e objetividade da ideia, conhecimento sobre o ecossistema de inovação, perfil da equipe ou da pessoa à frente do projeto, além da argumentação e defesa do plano.
Divulgados em junho, os negócios selecionados foram: Adoption of Pets; Brique Recicláveis; Cãominhada; Docelis Brownie; Epihany.lab; Ins Map Serviços de Emprego; Mosa Sustentável; Polibrasil; Power Water; Provador Online Feminino; SGD Intelligence; e Work Vou.
Conforme o gerente de inovação da Abadeus, Maicon Canever, a metodologia aplicada durante o processo se constitui de três etapas principais: pensar, experienciar e gerir. “A pré-incubação é uma fase que antecede a incubação, destinando a validação do empreendimento, a estruturação do modelo de negócio e do plano dele. Nessa fase, muitos empreendedores ainda não possuem, na grande maioria, uma empresa ou um produto formalizado. Dentro disso, podem desenvolver ou melhorar essa ideia, para ser inserida no mercado”, pontua.
Do sonho à realidade
A ex-administradora, agora empreendedora do segmento de confeitaria, Elisângela Michelle Tavares da Silva, de 37 anos, proprietária da Docelis Brownie e moradora do bairro Cristo Redentor é uma das participantes e não esconde a empolgação pela oportunidade de desenvolver o próprio negócio, criado pouco tempo antes da pandemia de coronavírus. “Comecei vendendo doces de porta em porta no comércio do Centro da cidade. Com a ampliação da clientela, com o passar do tempo, percebi a necessidade de ampliar conhecimentos em diversas áreas, como vendas, marketing, finanças. Acredito que vou avançar de nível depois de receber a assistência de profissionais capacitados. Quero aprimorar meus processos para oferecer sempre o melhor para os meus clientes”, comenta.