Lançada em abril, mês em que a Associação Beneficente Abadeus completou 60 anos de fundação, a campanha Toque de Solidariedade já ajudou centenas de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, na região de Criciúma. Ajudar o próximo continua sendo necessário, ainda mais neste momento de pandemia, mas só é possível com a colaboração de voluntários e doadores. Inclusive, como um gesto de reconhecimento e agradecimento, a entidade está realizando a entrega de certificados aos doadores oficiais da campanha Toque de Solidariedade.
Até o momento, foram entregues certificados para o diretor presidente da Abadeus, Gerço Gomes Monteiro; o marketing manager do Althoff Supermercados, Ricardo Althoff; também para o diretor de Marketing do Bistek Supermercados, Wagner Ghislandi; o gerente comercial da SCclubes, FCF e CBF nas Séries B e C, Cláudio dos Santos Gomes; o diretor presidente da Rede Giassi Supermercados, Zefiro Giassi; e, ainda, para a dupla sertaneja Neguinho e Emanuel.
De acordo com a coordenadora administrativa da instituição, Gislaine Vieira, eles foram responsáveis por doações em dinheiro e produtos, como alimentos e materiais de higiene e limpeza. Ela afirma que este é um momento sem precedentes na história da Abadeus e que a situação é complicada para todos, mas fica ainda mais difícil para quem vive em extrema vulnerabilidade e precisa de auxílio.
“Criamos a campanha Toque de Solidariedade como uma iniciativa emergencial para arrecadar fundos a fim de minimizar os impactos da crise econômica e social gerada pela pandemia do Coronavírus. Nossa gratidão é enorme a quem já colaborou, com isso já fizemos bastante, mas peço que continuem doando porque ainda podemos e precisamos fazer muito mais”, enfatiza Gislaine.
Números da campanha
Além do fundo de emergência, o valor arrecadado está sendo utilizado para a compra de materiais de limpeza e higiene que são distribuídos para as famílias auxiliadas pela entidade – mais de 4,2 mil pessoas são atendidas anualmente, entre crianças, jovens e adultos. A Abadeus também está recebendo e doando alimentos, além de confeccionar máscaras de tecido para doação à comunidade.
Durante esse período de pandemia, foram arrecadados cerca de R$ 47,8 mil, sendo que a meta é atingir R$ 100 mil. Já foram doadas 7,7 toneladas de alimentos, ultrapassando a meta inicial de três toneladas. Também foram distribuídas 253 marmitas. Ainda foram doados quase mil itens de limpeza e higiene, cuja meta era 500.
A Abadeus também doou mais de 4,9 mil máscaras à comunidade, sendo que a meta é doar 20 mil. A entidade faz parte, ainda, da campanha Juntos de Coração, idealizada por instituições de representatividade em Criciúma, e está confeccionando máscaras de tecido para doação – já foram feitas mais de 30 mil máscaras e o objetivo é chegar a 70 mil.
Um banner no site da Abadeus (www.abadeus.org.br) direciona para doações on-line. As contribuições também podem ser feitas por meio de depósito bancário, pelo CNPJ 83.852.764/0001-32:
Caixa Econômica Federal
Agência: 1662
Conta Poupança: 8.197-8
Banco do Brasil
Agência: 3226-3
Conta Corrente: 2525-9
Sicredi
Agência: 2604
Conta Corrente: 9994-5
Texto: Vanessa Amando | NBCom
Fotos: Divulgação