Abadeus - O Amor Que Transforma
Abadeus participa do encontro Nacional dos Pontos de Cultura no Rio Grande do Norte
28/05/2014
O QUE VOCÊ PROCURA?
Abadeus participa do encontro Nacional dos Pontos de Cultura no Rio Grande do Norte


A diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, representou a Abadeus no TEIA Nacional da Diversidade 2014 – o encontro nacional dos pontos de Cultura em Natal, no Rio Grande de Norte. No evento realizado de 19 a 24 de maio, Shirlei avaliou como importante para evolução das políticas pública de desenvolvimento e incentivo a cultura nacional.



No encontro foram realizados fóruns, debates e atividades culturais. Segundo Shirlei foram discutidos ações  e  propostas que visam assegurar a continuidade do Programa Cultura Viva, que passam pela aprovação da PEC 150, que trata da vinculação de recursos do orçamento da União, estados e municípios para a Cultura. “Nossa luta é para manter vivos os pontos de Cultura no país inteiro, que contribuem diretamente para a preservação das culturas locais assegurando a continuidade e o desenvolvimento tanto de comunidades tradicionais como dos grupos diversos que estiveram presentes”, avaliou Shirlei.



Entrega das Cartas



Durante a Mesa de Encerramento do 5º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, representantes da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNdPC) entregaram à SCDC/MinC as Cartas Documentais de todo o material produzido nos fóruns e grupos de trabalho da TEIA Nacional da Diversidade.



Entre elas, a que informa a nova composição da CNdPC, eleita durante o fórum, que passou a contar com 60 delegados representando os 27 estados da Federação  e 33 grupos de trabalho temáticos.



Apresentaram suas Cartas e fizeram relatos das principais reivindicações de seus segmentos, representantes do Fórum de Gestores Culturais dos Estados e Municípios; do Fórum de Culturas Indígenas; do Fórum de Culturas Afro-Brasileiras; do Seminário Nacional de Acessibilidade Cultural; da Rede dos Pontos de Leitura; dos grupos de trabalho dos Pontos de Memória, Cultura e Infância, Cultura e Arte Negra, Hip Hop, Amazônia, Patrimônio Material, Pesquisa Viva, Capoeira Viva, Universidades Cultura Viva, Comunicação Comunitária, Cultura Digital, Integração Latino-Americana, entre outros


VOLTAR AO TOPO