Iniciativa atende Criciúma, Forquilhinha, Urussanga e Içara
A iniciativa que é referência na capacitação e inserção de jovens no mercado de trabalho está com vagas abertas para 2025. A Abadeus Centro de Inovação Social deu início às inscrições para o programa Jovem Aprendiz, que oferece aos jovens a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e desenvolver habilidades profissionais. Os interessados com idades entre 14 e 23 anos podem entrar em contato pelo número (48) 99103-7223 para realizar o cadastro.
O programa atende jovens nas cidades de Criciúma, Forquilhinha, Urussanga e Içara. Após a inscrição, os candidatos aguardam a abertura de vagas nas empresas parceiras da Abadeus, que contratam os aprendizes conforme a demanda. Durante o programa, os participantes têm suas carteiras assinadas por um período de 23 meses e cumprem uma carga horária composta por 75% de atividades práticas nas empresas e 25% de formação teórica oferecida pela Abadeus.
“Nosso objetivo é preparar os jovens não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a vida. O Jovem Aprendiz é uma ponte entre o aprendizado teórico e a prática profissional, permitindo que eles descubram suas potencialidades e desenvolvam habilidades que os acompanharão ao longo de toda a carreira”, destaca a gestora pedagógica da Abadeus, Heluza Brunelli Justo da Silva.
Programa Jovem Aprendiz
O programa Jovem Aprendiz segue as diretrizes da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000 e Decreto 5.598/2005), que orienta empresas com sete ou mais funcionários, não optantes pelo regime Simples, a contratar de 5% a 15% de aprendizes. Além de cumprir a legislação, a iniciativa promove resultados sociais ao capacitar jovens e contribuir para a formação de colaboradores qualificados.
“O Programa Jovem Aprendiz vai além do cumprimento de uma exigência legal, é uma iniciativa estratégica que transforma vidas e impacta positivamente a sociedade e a economia. Com anos de resultados, o programa demonstra como a oportunidade para o trabalho legal na adolescência com acompanhamento com a devida qualificação e garantia de evolução escolar gera mudanças significativas, promovendo inclusão, redução de desigualdades e crescimento sustentável para empresas e comunidades”, afirma a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.